segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Resolução da câmera digital e qualidade da imagem

Atualmente as câmeras de fotografia digitais conseguem produzir uma imagem de até 12 megapixels, ou até mais que isso. Entretanto muitas fontes de informação publicam conselhos mostrando a resolução ideal para cada tipo de consumidor, com a intenção de evitar o desperdício. Contudo não devemos nos prender a somente um tipo de uso, é possível que se possa um dia precisar de algo mais.

Semelhante a um mosaico, toda imagem digital é formada por minúsculos quadradinhos chamados pixels. Se ampliar o bastante qualquer imagem digital, os pixels poderão ser vistos. Cada pixel é formado por uma única cor e brilho, e milhões destes pixels quando combinados juntos formam uma imagem digital. Quanto mais pixels a imagem tiver, maior poderá ser a sua resolução para um determinado uso. Um milhão de pixels é igual a 1 megapixel (MP) e este número é formado multiplicando-se as dimensões da imagem, por exemplo 3264x2448 é igual a 7.990.272 pixels, aproximadamente 8 MP.

A necessidade do número de megapixel em uma imagem vai depender do destino desta imagem. Para a apresentação em um monitor de alta resolução (1680x1050), ou em uma TV FullHD (1920x1080), ou uma impressão tamanho 10x15cm em 300dpi, uma imagem de dois megapixels já é suficiente.

Quanto maior a resolução da imagem, maior poderá ser a sua ampliação numa impressão em papel. E apesar da apresentação em um monitor não obter melhorias com imagens de resoluções mais altas, durante a visualização de toda a imagem na tela, um número maior nos megapixels permitirá um maior efeito de aproximação da imagem, o conhecido zoom.

Abaixo apresento um teste que mostra a diferença de detalhe que uma imagem com maior resolução pode conseguir. As fotografias foram realizadas a 100 centímetros de distância do objeto sem utilizar qualquer efeito zoom da câmera e em resoluções de 8, 5, 3 e 1 megapixel. Perceba a melhoria na nitidez quando a resolução é maior.


É claro que as características da lente e do sensor da câmera são os principais fatores para a qualidade da imagem. Entretanto infelizmente nunca encontrei algum estudo que apresentasse qual o limite de resolução das pequeninas lentes usadas nas câmeras digitais. Esta é uma característica bastante divulgada quando se trata de telescópios, o poder de separação dos astros, mas para câmeras fotográficas nunca se fala. Pelo menos até 8 megapixels a qualidade melhora, não tornando a lente objetiva um fator limitador para isto.

Curiosamente, para uma câmera convencional estima-se que a qualidade do filme de 35 mm é de cerca de 20 milhões de pixels. Uma excelente resolução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário