terça-feira, 11 de agosto de 2009

Softwares matemáticos poderosos

Um sistema de álgebra computacional é um programa de computador que facilita o cálculo na matemática simbólica, incluindo deste as mais simples operações aritméticas até os mais avançados cálculos numéricos.

Os sistemas de álgebra computacional começaram a aparecer no início da década de 1960 e atualmente os líderes de mercado são o Maple e o Mathematica, sendo ambos freqüentemente usados por matemáticos, pesquisadores, cientistas e engenheiros.

Abaixo segue uma apresentação dos principais softwares de álgebra computacional, alguns comerciais e outros gratuitos mas todos completos o suficiente para oferecer uma poderosa ferramenta nas diversas áreas da matemática:

MATLAB

O MATLAB é um software interativo de alto nível, desenvolvido pela MathWorks, voltado para desenvolvimento de algoritmo, análise de dados e computação numérica. Com o MATLAB é possível resolver problemas computacionais mais rápido do que com o uso das linguagens de programação tradicionais, como C, C++ e Fortran.

O MATLAB pode ser usado para uma grande variedade de aplicações dentre diversas áreas científicas. Dentre suas funcionalidades estão a linguagem de alto nível, gerenciamento de dados, funções matemáticas para álgebra linear, estatística, otimização e integração numérica, e ferramentas para a construção de gráficos 2D e 3D.

O MATLAB é um software comercial e está disponível para Linux, Mac, Solaris e Windows.

http://www.mathworks.com/products/matlab/

Maple

O Maple é um sistema de álgebra computacional desenvolvido pela Maplesoft. Constitui um ambiente para a computação de expressões algébricas, simbólicas, permitindo o desenho de gráficos 2D ou 3D.

Possui uma interface na qual os usuários podem digitar seus cálculos em notação tradicional da matemática, da maneira como seria no papel. Possui um extenso suporte para computação numérica e computação simbólica. Possui também interface para outras linguagens como C, Fortran, Java, MATLAB e Visual Basic.

O Maple é um software comercial e está disponível para Windows, Linux, Mac e Solaris.

http://www.maplesoft.com/products/Maple/index.aspx

Mathematica

O Mathematica é um software computacional para as áreas científicas, como engenharia, matemática e outras áreas de computação técnica. Foi originalmente desenvolvido por Stephen Wolfram e é mantido pela Wolfram Research.

Dentre suas funcionalidades estão funções de matemática elementar, gráficos 2D e 3D, manipulação de dados e matrizes, resolução de sistemas de equações, cálculo, ferramentas numéricas e simbólicas, estatística, ferramentas para processamento de imagem e som, e muito mais.

Possui uma interface de entrada de expressões semelhante à notação humana, além de uma linguagem de programação própria e também ferramentas para conectar com SQL, Java, .NET, C++, FORTRAN e sistemas baseados em HTTP.

O Mathematica é um software comercial e está disponível para Windows, Mac, Linux e Solaris.

http://www.wolfram.com/products/mathematica/index.html

Scilab

O Scilab é um software para computação numérica desenvolvido pelos pesquisadores do INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) e do ENPC (École Nationale des Ponts et Chaussées), e atualmente é mantido e desenvolvido pelo Consorcio Scilab.

É semelhante ao MATLAB e fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas, incluindo centenas de funções matemáticas com a possibilidade de adicionar programas de várias linguagens, como Fortran, C, C++ ou Java.

Diversas ferramentas estão disponíveis no Scilab, para gráficos 2D e 3D, álgebra linear, matrizes, polinômios, sistemas lineares, funções, estatística e muito mais.

O Scilab é um software gratuito e está disponível para Linux, Windows e Mac.

http://www.scilab.org/

Maxima

O Maxima é um software livre para cálculos matemáticos semelhante ao MATLAB e ao Mathematica. É descendente do Macsyma, foi desenvolvido por William F. Schelter e agora mantido pela comunidade.

O Maxima é um sistema para computação de expressões algébricas e numéricas, incluindo integração e diferenciação, sistemas de equações lineares, polinômios, vetores e matrizes. O maxima produz resultados numéricos precisos e pode gerar gráficos de funções e dados em duas ou três dimensões. É baseado em um núcleo que utiliza a linguagem LISP.

O Maxima é um software gratuito e está disponível para Linux e Windows.

http://maxima.sourceforge.net/

Octave

O GNU Octave é um software livre para cálculos matemáticos escrito por John W. Eaton. O GNU Octave possui uma linguagem de programação de alto nível, programada inicialmente para cálculo numérico. Fornece uma linha de comando conveniente resolvendo problemas lineares e não-lineares numericamente, e executando outras tarefas numéricas usando uma linguagem que é bastante compatível com o MATLAB.

Possui ferramentas para a resolução de problemas lineares numéricos, cálculo de equações não-lineares, funções ordinárias, polinômios e integração numérica de equações diferenciais ordinárias e diferenciais-algébricas.

Pode ser expandido e adaptado através de funções definidas pelo utilizador, escritas na própria linguagem presente ou usando módulos dinamicamente carregados escritos em outras linguagens como C++, C ou Fortran.

O GNU Octave é um software gratuito e está disponível para Linux, Mac, Solaris e Windows.

http://www.gnu.org/software/octave/

Nenhum comentário:

Postar um comentário