quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Velocidade de escape, horizonte de eventos e gravidade

A velocidade de escape é a velocidade mínima que um objeto sem propulsão precisa para sair de um campo gravitacional, em vez de voltar ou ficar em órbita. Quanto mais próximo do centro gravitacional mais alta será a velocidade de escape.

Todos os objetos em um mesmo campo gravitacional tem a mesma velocidade de escape, não importa se a massa é 1 kg ou 1000 kg, a velocidade de escape é sempre a mesma. O que modifica a velocidade de escape é a distância do objeto ao centro gravitacional ou a grandeza da força gravitacional.

Na superfície terrestre a velocidade de escape é cerca de 11,2 km/s e a 9.000 km de altitude, na atmosfera terrestre, é pouco menor que 7,1 km/s. Na Lua, em sua superfície, a velocidade de escape é cerca de 2,4 km/s.

O horizonte de eventos é uma fronteira imaginária ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão grande que nem a própria luz consegue escapar de seu interior. No horizonte de eventos a velocidade de escape é igual à velocidade da luz.

A gravidade é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo. Quanto maior a massa de um objeto maior será a sua força gravitacional. E quanto mais distante estiver um objeto do outro, mais fraca será a força da gravidade. Porém a gravidade nunca chegará a zero, por mais distante que esteja, a gravidade será extremamente fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário