sábado, 5 de setembro de 2009

Antivírus para o sistema Linux

Apesar de existir poucos vírus para o sistema Linux e também ser o sistema Linux mais seguro que um outro sistema operacional, mesmo assim existem versões compatíveis com o sistema Linux dos principais antivírus do mercado.

A utilidade de um antivírus em um sistema Linux é poder verificar os arquivos que serão utilizados no outro sistema operacional. Por exemplo, a limpeza de um pendrive ou um HD externo torna-se fácil e segura em um sistema Linux.

As versões dos antivírus para o usuário doméstico costumam ser gratuitas, sendo assim encontram-se disponíveis para o download nos sites dos desenvolvedores. Alguns até são disponibilizados em pacotes RPM ou DEB, facilitando a sua instalação.

Eu costumo ter cinco antivírus diferentes instalados em meu sistema. Quando vou verificar um arquivo eu utilizo os cinco. Possibilitando uma maior eficiência em encontrar um arquivo infectado. Veja a lista com os principais antivírus e seus respectivos endereços para download:

avast! Linux Home Edition
http://www.avast.com/eng/download-avast-for-linux-edition.html

AVG Anti-Virus Free Edition
http://free.avg.com/download?prd=afl

Clam AntiVirus
http://www.clamav.net/

F-PROT Antivirus Free Version
http://www.f-prot.com/download/trial_forms/linux-ws-tgz.html

McAfee VirusScan Command Line Scanners
https://secure.nai.com/apps/downloads/free_evaluations/default.asp

Como o Linux é um ambiente bastante seguro, alguns antivírus não costumam ter o daemon para o monitoramento constante do sistema, apenas trazem o scanner manual. Todos podem ser facilmente atualizados e o Clam Antivirus costuma vir por padrão nas distribuições Linux.

Só não vá brincar de ter uma pasta chamada "Meus vírus" em um sistema Linux porque os usuários do outro sistema operacional irão ficar sem graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário