quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que é virtualização?

Em uma breve definição, virtualização é a execução de vários sistemas operacionais em um único computador físico. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um computador pode manter vários sistemas operacionais em uso.

Os ambientes operacionais são totalmente independentes um dos outros, salvo o hardware do computador que hospeda os sistemas virtualizados, esses ambientes virtuais não têm nada mais em comum. Se um sistema operacional pode ser instalado em um hardware real, poderá ser instalado em uma máquina virtual. O computador servidor pode hospedar vários sistemas operacionais, sejam eles iguais, similares ou completamente diferentes. Os sistemas operacionais virtualizados são independentes entre si.

Não é preciso que o computador servidor tenha um hardware específico para virtualização, porque quase todos os equipamentos são capazes de hospedar uma ou mais máquinas virtuais. Para isso, é preciso apenas um software especial desenvolvido para emular o ambiente físico. Basicamente, o software simula o hardware de forma que o sistema operacional é instalado sobre esse software. Existem diversos softwares para executar máquinas virtuais, os mais populares são o VMware, o VirtualBox e o Virtual PC. E outros menos famosos como o Parallels, o Xen e o QEMU.

Uma característica interessante que facilita a portabilidade das máquinas virtuais, entre servidores com especificações de hardware diferentes, é que o hardware que é apresentado ao sistema operacional virtual é o mesmo. Deste modo os drivers de dispositivos instalados sempre são os mesmos não importando qual hardware o servidor possui.

Em um ambiente computacional virtual, existem dois componentes principais, o hospedeiro e o convidado. O hospedeiro é o sistema operacional executado diretamente sobre o hardware físico. Este hospedeiro é o sistema operacional que você instala inicialmente sobre o servidor. Pode ser um Linux ou um Windows por exemplo, entretanto existem alguns softwares de virtualização que não necessitam de um sistema hospedeiro, atuam como sendo o próprio sistema operacional do hardware, como o VMware ESX. O segundo componente é o sistema operacional convidado. O sistema operacional convidado é o ambiente computacional virtual que é executado sobre o sistema operacional hospedeiro como uma máquina virtual. Com a virtualização é possível manter simultaneamente vários sistemas convidados.

Apesar da virtualização permitir vários sistemas operacionais em execução simultânea, todos de forma independente, existe apenas um servidor físico, um único hardware para atender todo o processamento e armazenamento em memória. Assim, existe um limite para o número de máquinas virtuais que podem ser instaladas em um servidor.

Pode-se compartilhar um conjunto de recursos do servidor apenas até que eles se esgotem ou que as partes não ofereçam capacidade suficiente. A única restrição para o número de máquinas virtuais é definida pelos limites de memória, espaço em disco e poder de processamento da CPU oferecidos a elas. Qualquer computador que espera hospedar uma ou mais máquinas virtuais deve possuir recursos não apenas para o hospedeiro como também para acomodar os sistemas convidados. Se o computador hospedeiro não tem grande volume de espaço em disco e não apresenta memória ou poder de processamento suficientes, não poderá oferecer aos sistemas operacionais convidados recursos adequados e o sistema operacional convidado sofrerá baixo desempenho.

Sendo as únicas desvantagens da virtualização a limitação do hardware e no acesso direto ao hardware, as vantagens na adoção dos ambientes virtuais são grandes. A facilidade no gerenciamento e na manutenção, na realização de cópias de segurança e na restauração, faz da virtualização uma excelente ferramenta para o administrador do sistema. Além de contribuir para uma redução na infraestrutura de hardware e no consumo de energia.

Uma dica, o software Sun VirtualBox é gratuito e fácil de operar. Instale-o em seu computador e experimente executar um sistema Linux dentro do Windows ou vice-versa, ou em um Mac OS X! Livre-se do "dualboot", mantenha todos em execução simultânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário