sábado, 13 de fevereiro de 2010

Compactando uma Imagem de Desktop Virtual do VirtualBox

Uma Imagem de Desktop Virtual (VDI) é o nome do formato padrão de armazenamento para os recipientes do VirtualBox. São os discos virtuais onde estão contidas as máquinas virtuais. Basicamente é um arquivo imenso que equivale a uma unidade de armazenamento inteira, por exemplo um disco rígido.

Uma VDI pode ser dinamicamente expansível, isto é, seu tamanho cresce de acordo com o espaço ocupado pelo sistema virtualizado em seu interior. Entretanto quando é liberado algum espaço dentro do sistema virtualizado, ao apagar um arquivo por exemplo, o tamanho do arquivo VDI não decresce.

Do contrário de outras ferramentas de virtualização, que possuem na interface gráfica o comando para compactar os discos virtuais, no VirtualBox temos que recorrer à linha de comando. Para fazer isso primeiro encerre a execução da máquina virtual e após, execute em um terminal o comando exemplificado abaixo:

VBoxManage modifyhd sua_imagem.vdi --compact

Para a compactação ser eficiente é necessário zerar o espaço livre da unidade de disco virtual. Então antes de tudo faça isso dentro da máquina virtual. Se o sistema virtualizado for Windows existe o utilitário SDelete, no Linux existe o shred do pacote coreutils. Isto é necessário porque a compactação é justamente essa eliminação dos espaços vazios no arquivo VDI. Diferentemente dos algoritmos de compactação como zip e rar, que agem nos próprios dados.

Um comentário:

  1. Ótima dica, vai me ajudar a economizar alguns GBs.
    Atualmente eu uso 4 OS emulados no VirtualBox para compilar a aBíblia Software em ambientes diferentes e isso tem me custado muito espaço em disco...
    Limpar esses espaços vazios me trará de volta os MBs que se foram em instalações temporárias...

    ResponderExcluir