domingo, 18 de abril de 2010

Configuração Zero Sem Fio

O "Wireless Zero Configuration", também conhecido como "Configuração Automática de Wireless", é um gerenciador de conexão sem fio incluído no Windows XP e superiores como um serviço que seleciona dinamicamente uma rede sem fio para conectar-se de acordo com as preferências do usuário e outras configurações do ambiente. Este gerenciador pode ser usado em lugar ou na ausência do utilitário disponibilizado pelo fabricante do dispositivo de rede sem fio.

Em algumas situações a conexão de uma determinada rede sem fio pode apresentar problemas e neste caso é necessário usar ou o Wireless Zero Configuration ou o utilitário do dispositivo de rede, para que a rede sem fio funcione. O procedimento será habilitar o serviço Wireless Zero Configuration e desativar o utilitário do dispositivo de rede sem fio, ou desabilitar o serviço Wireless Zero Configuration e ativar o utilitário do dispositivo de rede sem fio.

Para habilitar ou desabilitar o serviço Wireless Zero Configuration, no Windows XP, vá em botão Iniciar e clique em Painel de Controle. Na janela do Painel de Controle clique na categoria "Desempenho e manutenção" e depois em "Ferramentas administrativas". Se o seu Painel de Controle está no modo de exibição clássico, então dê um duplo-clique em "Ferramentas administrativas". Na janela "Ferramentas administrativas" dê um duplo-clique em "Serviços". Todos os passos até aqui podem ser simplificados indo pelo botão Iniciar/Executar e abrir "services.msc". Na janela "Serviços" procure por "Configuração zero sem fio" e clique com o botão direito e vá em "Propriedades", ou dê um duplo-clique. Na janela de propriedades da configuração zero sem fio você pode escolher o tipo de inicialização, se será automático, manual ou desativado, e pode alterar o estado do serviço, deixando-o iniciado, parado, pausado etc. Clique no botão OK para confirmar e sair.

O serviço Wireless Zero Configuration também pode ser iniciado ou parado pelo prompt de comando. Para iniciar execute o comando "net start wzcsvc" e para parar execute o comando "net stop wzcsvc". A interface cliente do programa Wireless Zero Configuration só pode ser utilizada se o serviço Wireless Zero Configuration estiver iniciado.

O Wireless Zero Configuration foi primeiramente introduzido com o Windows XP. No Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008, o serviço que proporciona a funcionalidade equivalente é chamado "Configuração Automática de WLAN" (wlansvc). Este serviço é baseado na arquitetura nativa de Wi-Fi (Native Wifi API) introduzida no Windows Vista.

8 comentários:

  1. Obrigado brother, tava com essa duvida do nome que seria no Windows 7.

    ResponderExcluir
  2. excelente informação.

    Tb estava com essa dúvida no nome para o win 7

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. São de pessoas assim que nós precisamos, vejo que tem conhecimento e compartilha com o que não tem, obrigado.
    Por favor, quero retribuir deixando uma dica:
    No Notebook ou em um outro aparelho que utilize o sistema Wireless, veja se ele realmente está ligado? (FN+F11), Manual (Botão que desliga e liga o wireless).
    Se consta no Gerenciador de Dispositivos o Driver de REDE e além de está ativo, encontra-se funcionando perfeitamente (Sem X ou ! ou ?).
    X=Desativado (Clicar com botão direito, para ativá-lo)
    !=Driver instalado erradamente (Reinstalar o Driver correto)
    ?=Sem Drive (Instalar o Driver correto)
    Mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. amigo preciso ativar o wi-fi pelo prompt de comando, pois o botão f11 não funfa, vc pode me ajudar? Estou usando windows vista.

    ResponderExcluir
  5. valeu muito,resolveumeu problema. obrigado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. ae daniel! vlw mesmo, me ajudou muito Brother. Obrigadãoo

    ResponderExcluir
  7. por favor alguem sabe como faço pra ligar o wi-fi pelo prompt de comando, por que o botão de ligar não estar funcionando, é digital e queimou!!! alguem sabe como faço pra ligar o wi-fi pelo prompt por favor!!! responda com a solução.

    ResponderExcluir