domingo, 18 de abril de 2010

Configuração Zero Sem Fio

O "Wireless Zero Configuration", também conhecido como "Configuração Automática de Wireless", é um gerenciador de conexão sem fio incluído no Windows XP e superiores como um serviço que seleciona dinamicamente uma rede sem fio para conectar-se de acordo com as preferências do usuário e outras configurações do ambiente. Este gerenciador pode ser usado em lugar ou na ausência do utilitário disponibilizado pelo fabricante do dispositivo de rede sem fio.

Em algumas situações a conexão de uma determinada rede sem fio pode apresentar problemas e neste caso é necessário usar ou o Wireless Zero Configuration ou o utilitário do dispositivo de rede, para que a rede sem fio funcione. O procedimento será habilitar o serviço Wireless Zero Configuration e desativar o utilitário do dispositivo de rede sem fio, ou desabilitar o serviço Wireless Zero Configuration e ativar o utilitário do dispositivo de rede sem fio.

Para habilitar ou desabilitar o serviço Wireless Zero Configuration, no Windows XP, vá em botão Iniciar e clique em Painel de Controle. Na janela do Painel de Controle clique na categoria "Desempenho e manutenção" e depois em "Ferramentas administrativas". Se o seu Painel de Controle está no modo de exibição clássico, então dê um duplo-clique em "Ferramentas administrativas". Na janela "Ferramentas administrativas" dê um duplo-clique em "Serviços". Todos os passos até aqui podem ser simplificados indo pelo botão Iniciar/Executar e abrir "services.msc". Na janela "Serviços" procure por "Configuração zero sem fio" e clique com o botão direito e vá em "Propriedades", ou dê um duplo-clique. Na janela de propriedades da configuração zero sem fio você pode escolher o tipo de inicialização, se será automático, manual ou desativado, e pode alterar o estado do serviço, deixando-o iniciado, parado, pausado etc. Clique no botão OK para confirmar e sair.

O serviço Wireless Zero Configuration também pode ser iniciado ou parado pelo prompt de comando. Para iniciar execute o comando "net start wzcsvc" e para parar execute o comando "net stop wzcsvc". A interface cliente do programa Wireless Zero Configuration só pode ser utilizada se o serviço Wireless Zero Configuration estiver iniciado.

O Wireless Zero Configuration foi primeiramente introduzido com o Windows XP. No Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008, o serviço que proporciona a funcionalidade equivalente é chamado "Configuração Automática de WLAN" (wlansvc). Este serviço é baseado na arquitetura nativa de Wi-Fi (Native Wifi API) introduzida no Windows Vista.

9 comentários:

  1. Obrigado brother, tava com essa duvida do nome que seria no Windows 7.

    ResponderExcluir
  2. excelente informação.

    Tb estava com essa dúvida no nome para o win 7

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. São de pessoas assim que nós precisamos, vejo que tem conhecimento e compartilha com o que não tem, obrigado.
    Por favor, quero retribuir deixando uma dica:
    No Notebook ou em um outro aparelho que utilize o sistema Wireless, veja se ele realmente está ligado? (FN+F11), Manual (Botão que desliga e liga o wireless).
    Se consta no Gerenciador de Dispositivos o Driver de REDE e além de está ativo, encontra-se funcionando perfeitamente (Sem X ou ! ou ?).
    X=Desativado (Clicar com botão direito, para ativá-lo)
    !=Driver instalado erradamente (Reinstalar o Driver correto)
    ?=Sem Drive (Instalar o Driver correto)
    Mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. amigo preciso ativar o wi-fi pelo prompt de comando, pois o botão f11 não funfa, vc pode me ajudar? Estou usando windows vista.

    ResponderExcluir
  5. valeu muito,resolveumeu problema. obrigado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. por favor alguem sabe como faço pra ligar o wi-fi pelo prompt de comando, por que o botão de ligar não estar funcionando, é digital e queimou!!! alguem sabe como faço pra ligar o wi-fi pelo prompt por favor!!! responda com a solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos na mesma, todo site que procuro vc esta lá, e amigo já tentei de tudo nada da certo

      Excluir
  7. Não estou encontrando esse serviço no Windows 10.

    ResponderExcluir