sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dividir um arquivo em pedaços

No sistema Linux, para dividir e restaurar um arquivo em pedaços podemos usar a dupla split/cat, do pacote coreutils.

Este procedimento é útil quando se quer copiar um arquivo grande para um dispositivo de armazenamento que, por exemplo, possua uma capacidade menor do que o tamanho do arquivo ou uma restrição do sistema de arquivos para arquivos grandes.

O split é um utilitário capaz de dividir um arquivo em partes de tamanho desejado. O tamanho pode ser em bytes ou em linhas (para arquivos texto). Os arquivos gerados terão sempre um mesmo prefixo, o prefixo padrão é "x" mas é possível especificar outro e eles serão ordenados utilizando a sequência aa,ab,ac etc.

Na linha de comando do split, o argumento -b especifica o tamanho em bytes dos pedaços. Por exemplo "-b 160M". O argumento -l especifica o tamanho em linhas, dos pedaços, para arquivos texto. Por exemplo "-l 20". A linha de comando completa do split segue o modelo:

split OPCOES ENTRADA PREFIXO

Por exemplo:

split -b 1G slackware-13.1-install-dvd.iso slackware13

Para concatenar os pedaços e assim restaurar o arquivo original, usa-se o utilitário cat. O seu uso é simples. Por exemplo, o comando "cat xaa xab xac > imagem.iso" junta os arquivos com o prefixo x no arquivo imagem.iso. O mesmo resultado pode ser obtido com o comando "cat x* > imagem.iso".

Com estes utilitários o arquivo não passa por um processo de compactação e descompactação, tratam-se de cópias 1 pra 1. Consulte as páginas manuais desses dois utilitários para mais informações. O pacote coreutils contém os utilitários básicos da GNU e inclui o conteúdo dos antigos pacotes da GNU fileutils, sh-utils e textutils.

Nenhum comentário:

Postar um comentário