quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Não use uma rede desconhecida

Uma grande tentação quando se tem um computador com placa de rede sem fio é a de conectar-se gratuitamente em uma rede que forneça acesso a Internet.

É comum, encontrarmos na vizinhança, um sinal de rede sem fio desprotegido de senha. Talvez existam usuários distraídos que não configuram adequadamente seus pontos de acesso mas, também podem existir pessoas querendo, na verdade, roubar informações de vítimas.

Da mesma forma que não devemos digitar senhas pessoais em computadores de estranhos, por exemplo, em lan-house, porque corremos o risco de um software malicioso capturar tudo o que digitamos, o risco de usar uma rede desconhecida é muito maior.

Um computador que fique no meio de uma rede, servindo de passagem para o tráfego de dados, é capaz de monitorar o conteúdo que passa por ele. É basicamente isto que ocorre quando usamos uma rede desconhecida para ter acesso a Internet. Toda a transferência de dados entre nosso computador e a Internet se faz por uma rede controlada por um administrador que pode ter más intenções.

Então não use uma rede desconhecida, principalmente quando for acessar uma página ou e-mail que necessite de sua senha pessoal. O mesmo cuidado é válido para redes gratuitas de praças públicas ou espaços comerciais, apesar destas serem, a princípio, confiáveis.

O recomendável é apenas usar o seu computador e sua conta de Internet para acessar sites que requerem senhas pessoais, principalmente site de bancos! Em acessos por redes públicas limite-se apenas a visitas a sites de uso genérico. Todo o cuidado é pouco.

Um comentário:

  1. Rasparam a C. Corrente do meu irmao, pois nossa internet não estava funcionando, e usavamos uma internet "default" sem senha, que servia em toda a casa. Essa sua dica é realmente mto boa.

    ResponderExcluir