segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Níveis de execução em sistemas Linux

O termo nível de execução (runlevel) refere-se ao modo de operação em sistemas operacionais que implementam o padrão System V de inicialização. Um nível de execução é apenas um número que especifica o estado do sistema, no que diz respeito ao processo init, após a inicialização. Somente um nível é executado na inicialização do sistema, eles não são executados sequencialmente.

Convencionalmente existem sete níveis de execução, do 0 ao 6, que são designados para definir estados basicamente de mono ou multi usuário, modo texto ou modo gráfico e serviços iniciados. A exata configuração de cada nível varia dentre as diversas distribuições Linux. Um modelo padrão é apresentado abaixo:

Nível   Estado

0       Desligar a máquina (halt);
1       Modo texto, mono-usuário;
2       Modo texto, multi-usuário, básico, sem rede;
3       Modo texto, multi-usuário, completo, com rede;
4       Não usado;
5       Modo gráfico, multi-usuário, completo, com rede;
6       Reiniciar a máquina (reboot).

Este modelo padrão é seguido pela distribuição Red Hat e principais descendentes (CentOS, Fedora) e também pelo openSUSE. A distribuição Debian não faz distinção entre os níveis 2 a 5. A distribuição Slackware utiliza o nível 4 para o modo gráfico multi-usuário e não utiliza os níveis 2 e 5.

Um nível de execução pode ser definido através do arquivo /etc/inittab, onde há uma linha para especificar o nível padrão, também pode ser definido através de um parâmetro para o kernel em sua inicialização, ou então, pelo comando telinit (ou init) quando o sistema estiver em execução. Para saber em qual nível está o sistema, podemos utilizar o comando "runlevel" ou "who -r".

Um nível não usado é geralmente disponibilizado para o administrador definir o que desejar, em inicializações específicas. Porém nada impede de alterar os níveis pré-configurados do sistema.

Se você está familiarizado com o sistema Microsoft Windows, o nível de execução é semelhante a escolha que se faz no menu de opções avançadas durante o boot do Windows, onde existem as opções de "Modo seguro", Modo seguro com rede", "Modo seguro com prompt de comando" etc., que normalmente aparece após um desligamento inadequado ou pressionando a tecla F8 durante o boot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário