domingo, 26 de setembro de 2010

Personalizando o iGO 8 no aparelho de GPS

O iGO é um software de navegação para dispositivos GPS produzido pela empresa Nav N Go (http://www.navngo.com/). O iGO roda em dispositivos com o sistema operacional Microsoft Windows CE e as versões mais recentes incluem suporte ao sistema do iPhone.

Diversos dispositivos pessoais de navegação (PND), ou também chamados de assistentes pessoais de navegação (PNA), utilizam o Windows CE com o iGO, por exemplo os GPS da Aquarius e da Airis. Este artigo aborda o iGO 8, precisamente a versão 8.3.4, em algumas das muitas possibilidades de configurações. Esta versão é a mais comum encontrada nos aparelhos comercializados no Brasil.

O software iGO 8 vem instalado em um diretório na memória flash do dispositivo. Como exemplo vamos adotar "\iGO8\". Dentro deste diretório encontra-se o sub-diretório "\iGO8\content\" onde ficam guardados os arquivos relacionados aos mapas etc. No "\iGO8\content\" temos os sub-diretórios:

"\iGO8\content\building\", para os arquivos de construções 3D, com extensões .3dl e .3dc;
"\iGO8\content\dem\", para os arquivos de modelo digital de elevação, com extensão .dem;
"\iGO8\content\lang\", para os arquivos de tradução da língua, em arquivos zipados;
"\iGO8\content\map\", para os arquivos de mapa, com extensão .fbl;
"\iGO8\content\poi\", para os arquivos de pontos de interesse, com extensão .poi;
"\iGO8\content\scheme\", para os arquivos de esquema de cor, em arquivos zipados;
"\iGO8\content\skin\", para os arquivos de aparência do software;
"\iGO8\content\speedcam\", para os arquivos de radares, com extensões .txt e .spdb;
"\iGO8\content\voice\", para os arquivos de voz, em arquivos zipados.

Para acrescentar ou atualizar arquivos de mapa, língua, pontos de interesse, radares, voz etc. basta copiar os novos arquivos para seus respectivos sub-diretórios. Na próxima inicialização do iGO os novos arquivos serão automaticamente reconhecidos e incorporados no software.

No mesmo nível hierárquico do diretório "\iGO8\content\" podem existir também os sub-diretórios, entre outros:

"\iGO8\cars\", para arquivos de imagens de veículos, com extensão .bmp;
"\iGO8\extension\", para arquivos de extensão de funcionalidades do software e da skin;
"\iGO8\gfx\", para arquivos de gráficos, por exemplo veículos em 3D.

Em um exemplo prático vamos instalar a skin Gurjon, uma das mais famosas para o software iGO 8. Após o download do seu pacote completo (para a versão 6.17 trata-se do arquivo "GJ6.17p_da_fullpack.rar") fazemos a extração do seu conteúdo para a pasta "\iGO8\". Esta skin contém arquivos para os sub-diretórios "\iGO8\content\scheme\", "\iGO8\content\skin\" e "\iGO8\extension\". Se desejar usar, nesta skin, imagens de veículos sobre a seta de direção, basta incluir os arquivos bitmap (não inclusos no pacote da skin) no sub-diretório "\iGO8\cars\". Nas opções do software iGO 8 aparecerá o botão para troca da skin (máscara), é só clicar e reiniciar o software para a skin entrar em ação.

Outro exemplo prático é a instalação de veículos 3D no lugar da seta de direção. Os arquivos de modelos gráficos para veículos 3D ficam geralmente no sub-diretório "\iGO8\gfx\", com extensões .mdl e .tex. Para utilizá-los é necessário adicionar algumas linhas no arquivo "\iGO8\sys.txt". Este arquivo contém as definições de configuração do iGO 8. Um exemplo de parte do conteúdo, do arquivo "\iGO8\sys.txt", para definição do veículo 3D é apresentado a seguir:

[map]
3d_scale_carmodel=1
3dcarsizemin=5000
3dcarsizemax=15000
3dcarsizemul=35000

[3d]
car_day=WPSilver.mdl
car_night=WPSilver.mdl
ghost_day=WPSilver.mdl
ghost_night=WPSilver.mdl

Na seção [map] o parâmetro "3dcarsizemin" define o tamanho mínimo do veículo, o parâmetro "3dcarsizemax" define o tamanho máximo, ambos para variações no zoom do mapa, e o parâmetro "3dcarsizemul" define a relação de tamanho do veículo com a largura da via no mapa. A seção [3d] define em seus parâmetros os nomes dos arquivos para cada situação de mapa, diurno, noturno etc.

A estrutura do software iGO 8 é bem simples, um backup é facilmente realizado apenas copiando todos os diretórios e arquivos para um local seguro. Na restauração deste backup basta copiar tudo de volta. A personalização também é simples, como visto nos exemplos deste artigo. Pela Internet encontra-se muitas dicas e arquivos para download, para o software iGO.

Mas atenção, antes de fazer qualquer alteração no iGO é altamente recomendável fazer uma cópia de segurança de todo o conteúdo da memória flash do seu dispositivo GPS. É bem provável que nas tentativas de personalização o software tenha seu funcionamento prejudicado e a restauração do backup vai trazer de volta a ordem das coisas.

Para ter acesso ao conteúdo da memória flash do dispositivo GPS, e isso pode depender do dispositivo, podemos utilizar, quando sob conexão por cabo USB, o software Windows Mobile Device Center (ou o Microsoft ActiveSync para o Windows XP e anteriores), ou se ativado no dispositivo, o acesso direto como se fosse uma unidade de armazenamento removível. Em sistema Linux, por exemplo, é feito desta forma, como uma unidade de armazenamento removível. Também é possível, se o conteúdo estiver em um cartão removível (cartão SD ou MicroSD), retirar este cartão e conectá-lo diretamente no leitor de cartões de seu computador.

Aqui no Brasil os dispositivos GPS trazem somente os mapas do Brasil. Os mapas de outros países, como Argentina, Estados Unidos e países Europeus, devem ser adquiridos separadamente. Entretanto, skin, veículos, temas etc. poder ser encontrados gratuitamente pela Internet.

Os exemplos demonstrados aqui não são a única forma para a solução dos casos apresentados. Como o software iGO é muito flexível, é possível que existam mais de uma solução para determinadas personalizações.

3 comentários:

  1. Muito bem explicado, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. ahora mi intriga de la cual no veo la explicacion es si puedo añadir edificios en 3d al mapa de argentina con eso seria fantastico si me lo dijieras, esta de mas decir que la explicacion es fabulosa.
    muchas gracias espero una respuesta positiva

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    É possível sim, é preciso adicionar os arquivos 3dl e/ou 3dc referentes ao mapa da Argentina.

    No meu iGO eu tenho eles, no mapa de Buenos Aires pude visualizar os principais monumentos.

    Leia também este post: http://dan-scientia.blogspot.com/2010/09/turismo-virtual-pelo-gps.html

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir