segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como fazer cópia de segurança dos arquivos de um usuário

Fazer backup é indispensável, a não ser que você armazene nada em seu computador. Em um uso comum os softwares guardam diversas informações, endereços de sites favoritos, e-mails recebidos, documentos, imagens, configurações etc. Você poderá ter arquivos importantes e talvez não queira perdê-los.

Os sistemas operacionais atuais organizam os arquivos de usuário em diretórios (ou pastas) exclusivos para cada usuário. Como medida de segurança adotam ainda uma restrição de acesso para os usuários não bisbilhotarem os arquivos dos outros.

No sistema Windows Vista e 7 os diretórios particulares dos usuários ficam em "C:\Users\", no Windows XP ficam em "C:\Documents and Settings\" e no Linux em "/home/". Para cada usuário há um subdiretório com seu nome, ficando o caminho completo para seus arquivos particulares, no Windows Vista e 7 em "C:\Users\Nome do Usuário\", no XP em "C:\Documents and Settings\Nome do Usuário\" e no Linux em "/home/nome do usuário/".

Uma simples cópia de todo o conteúdo deste subdiretório garante um backup completo. Mas poderá ser um exagero pois muitos arquivos são desnecessários, como arquivos temporários e cache de navegadores e de outros softwares, por exemplo do GoogleEarth.

Nos sistemas operacionais, cada subdiretório particular de usuário possui um conjunto de mais subdiretórios que separam e organizam os arquivos em assuntos e propósitos. Os principais são mostrados a seguir.

No Windows Vista e 7 temos:

...\AppData (Pasta oculta, contém os dados de "Configurações locais" e "Dados de aplicativos")
...\Contacts
...\Desktop
...\Documents (Meus documentos)
...\Downloads
...\Favorites
...\Music (Meus documentos\Minhas músicas)
...\Pictures (Meus documentos\Minhas imagens)
...\Saved Games
...\Videos (Meus documentos\Meus vídeos)

No Windows XP temos:

...\Configurações locais (Pasta oculta)
...\Dados de aplicativos (Pasta oculta)
...\Desktop
...\Favoritos
...\Meus documentos

As pastas "AppData", "Configurações locais" e "Dados de aplicativos" servem para armazenar configurações de softwares, arquivos temporários, cache etc. São arquivos criados pelos softwares instalados e não diretamente pelos usuários. É uma boa ideia realizar cópia de segurança destas pastas, por exemplo usuários do navegador Firefox terão seus "profiles" armazenados em um caminho como "C:\Users\Nome do Usuário\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\xxxxxxxx.default\". Mas apague antes os arquivos temporários e os arquivos de cache, estes ocupam muito espaço e podem atrapalhar o tamanho do backup. A ferramenta CCleaner (http://www.piriform.com/ccleaner) é uma boa ajuda neste procedimento.

No Windows 7 os arquivos temporários dos usuários ficam em "C:\Users\Nome do Usuário\AppData\Local\Temp\" e o cache do navegador Internet Explorer fica em "C:\Users\Nome do Usuário\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\". O cache do navegador Firefox fica em algo como "C:\Users\Nome do Usuário\AppData\Local\Mozilla\Firefox\Profiles\xxxxxxxx.default\Cache\". No Windows XP os arquivos temporários dos usuários ficam em "C:\Documents and Settings\Nome do Usuário\Configurações locais\Temp" e o cache do navegador Internet Explorer fica em "C:\Documents and Settings\Nome do Usuário\Configurações locais\Temporary Internet Files". Todo o conteúdo destas pastas não precisam estar incluídos em um backup.

As pastas que armazenam os arquivos produzidos pelos usuários são, por padrão no Windows Vista e 7: "Documents", "Downloads", "Music", "Pictures" e "Videos". No Windows XP ficam concentrados em "Meus documentos". Os arquivos que estiverem nelas provavelmente serão do usuário e talvez queira tê-los em backup. Alguns usuários tem o deselegante costume de armazenar arquivos no Desktop, verifique esta pasta também. Tem mais, o Internet Explorer armazena os endereços de sites favoritos na pasta "Favorites" ou "Favoritos", desta forma verifique todas as pastas para checar se existem dados importantes do usuário.

Em um sistema Linux a estrutura de diretórios pessoais é bem mais simples e clara, principalmente para as configurações dos softwares utilizados pelos usuários. Geralmente os softwares guardam os arquivos de configuração em subdiretórios com o mesmo nome do software e iniciados com um ponto. Por exemplo, o Firefox armazena em "/home/nome do usuário/.mozilla/". As distribuições Linux também criam diretórios para organizarem os arquivos dos usuários. Podem existir os diretórios "Documentos", "Download", "Imagens", "Música", "Vídeos" etc. Os diretórios que contiverem arquivos pessoais devem ser incluídos no backup.

É muito mais prático e seguro realizar a cópia de todo o diretório pessoal do usuário, mas isso pode ocupar um espaço grande de armazenamento. É uma boa medida remover primeiro os arquivos desnecessários, como temporários e cache. Um bom costume para o usuário é manter os arquivos organizados a partir de um único caminho e não espalhados por todo o sistema. Evite armazenar arquivos no Desktop, não é um bom hábito. E sempre faça cópia de segurança.

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