terça-feira, 23 de novembro de 2010

Só existem dois mapas para GPS

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que pretendem comprar um aparelho GPS, ou até entre as que já compraram, é "qual é o melhor GPS?". Mais de um fator deve ser analisado para se obter esta resposta. Basicamente devemos qualificar o hardware do aparelho (PDA), o software de navegação e o mapa.

O PDA é simples de analisar, por exemplo, temos o tamanho da tela de 3,5", 4,3" etc., com as resoluções de 320x240, 480x272 etc., velocidade do processador de 400MHz, 500MHz etc., memória RAM de 64MB, 128MB etc. e, por fim, espaço de armazenamento em memória flash, com alguns aceitando cartões de 4GB ou mais. Dentre estes números nós sabemos que quanto maior, melhor, especialmente nos quesitos de processamento e RAM, que dão um maior desempenho ao aparelho.

O software de navegação é uma categoria bem vasta, existem diversos e em várias versões, tornando complicado experimentar todos para decidir pelo que mais agrada. Só para citar alguns nomes, temos o Destinator, Navigon, iGO, NDrive, Garmin, TomTom. Mas em uma eventual análise, como critérios de comparação podemos considerar a facilidade de uso, funções avançadas para navegação e clareza na tela do mapa como pontos favoráveis. Atualmente todos são bastante completos e a análise acaba se baseando no gosto pessoal mesmo. Outra característica interessante é quanto a personalização do software, se é possível adicionar skins, scripts etc. Por exemplo o iGO, da empresa Nav N Go, é altamente configurável e personalizável.

O terceiro fator é o mapa para a navegação. Atualmente no mundo só existem duas companhias que desenvolvem mapas digitais e que competem entre si, a europeia Tele Atlas (www.teleatlas.com) e a americana Navteq (www.navteq.com). A Tele Atlas é uma subsidiária da TomTom, fabricante de sistemas de navegação, e a Navteq é uma subsidiária da Nokia, fabricante de sistemas de telecomunicação. Como curiosidade podemos ver que o Google Maps (maps.google.com) e o Bing Maps (www.bing.com/maps) utilizam a Tele Atlas e a Navteq.

Desta forma quanto ao mapa nós não temos muita escolha, ou vai ser da Tele Atlas ou da Navteq. Alguns dos softwares de navegação aceitam operar com qualquer um dos mapas, por exemplo o iGO, facilitando a nossa vida na escolha de qual mais agrada, pois dependendo da cidade um pode ser melhor que o outro na cobertura.

Anualmente saem atualizações dos mapas, hoje a mais recente lançada pela Tele Atlas é a 2010.6 e pela Navteq é a 2010 Q2. Mas isto não quer dizer que as empresas fabricantes de aparelhos GPS irão disponibilizar estas atualizações para seus clientes, por exemplo a Aquarius eu ainda não vi liberar uma. A Tele Atlas e a Navteq não vendem mapas diretamente para o consumidor, são as empresas fabricantes dos GPS que fornecem, assim não fique muito esperançoso em receber atualizações. Felizmente temos a Internet que pode dar uma forcinha.

Mais informações complementam o software de navegação, como construções em 3D, radares, pontos de interesse, vozes etc., tudo isso fornecido pelas empresas que fabricam os aparelhos e softwares GPS.

Então, quando for escolher um GPS, não se preocupe muito com o mapa em si, verifique principalmente as capacidades do software de navegação, se há a possibilidade de trocar entre Tele Atlas e Navteq, como é a instalação do software no aparelho, se é fácil a atualização no acesso aos arquivos. Esta liberdade faz a diferença para quem pretende manter o GPS atualizado. E um hardware parrudo é bom para garantir que futuras versões ainda possam ser executadas no PDA sem sofrimento. Boa navegação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário