quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Manipulando o endereço MAC das interfaces de rede

Uma maneira simples de alterar, no sistema Linux, o endereço MAC de uma placa ethernet é com o utilitário MAC Changer (http://www.alobbs.com/macchanger/).

Mesmo não sendo uma alteração permanente, como seria se fosse definido nos arquivos "/etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethX", "/etc/network/interfaces" etc. (dependendo da distro), este utilitário serve quando o sistema usa o NetworkManager para gerenciar as conexões pois este gerenciador não segue as configurações definidas nestes arquivos.

Para alterar permanentemente poderíamos então adicionar uma chamada para execução deste utilitário em algum script de inicialização do sistema.

Um exemplo de linha de comando, para definir um endereço, é apresentado a seguir:

# macchanger -m 01:23:45:67:89:AB eth0

Lembrando que este tipo de alteração é apenas na camada de software da interface de rede. Nada é alterado fisicamente no circuito da placa, portanto o endereço original continua gravado. O "permanente" é porque o sistema configura automaticamente durante sua inicialização.

O MAC Changer tem algumas qualidades como escolher aleatoriamente um endereço para a interface, escolher mantendo a identificação do fabricante ou do tipo de placa, escolher um endereço de outro fabricante. São recursos que podem servir para um administrador com algum propósito específico.

As principais distros disponibilizam em seus repositórios o pacote deste utilitário, assim sua instalação torna-se bem simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário