terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Retirando os intervalos comerciais de uma gravação

Quem possui um dispositivo de captura de vídeo no computador, pode gravar um programa de televisão direto para seu disco rígido (http://dan-scientia.blogspot.com/2009/05/capturando-transmissao-da-tv-com-o.html). Em uma operação normal, antes de iniciar o programa ativa-se a gravação e só desliga após o término, sem se preocupar em pular os intervalos comerciais.

É muito chato ficar controlando o intervalo enquanto assistimos e gravamos o programa, também é difícil prever com exatidão o momento que termina uma parte ou que inicia a próxima. Felizmente, esta edição simultânea é desnecessária pois podemos fazer isto depois.

Com a ferramenta MEncoder, distribuído juntamente com o MPlayer, é possível copiar trechos de um arquivo de vídeo e gravá-los gerando outros arquivos. Assim, escolhemos somente o programa, deixando de fora os intervalos comerciais.

Antes de extrair é preciso anotar os tempos de cada parte do programa, a hora do início e do fim, e calcular a duração de cada parte. Reproduzindo o vídeo, da gravação na íntegra, por exemplo com o MPlayer, podemos pressionar a tecla "o" para alterar o estado do OSD até aparecer na tela o relógio da reprodução.

Se, por exemplo, anotarmos que a primeira parte vai do tempo 00h00m27s até 00h13m12s, podemos calcular que esta parte termina em 13 x 60 + 12 = 792 segundos e que a duração desta parte tem 792 - 27 = 765 segundos. Então, a linha de comando para o MEncoder copiar somente este trecho, para um outro arquivo, é:

$ mencoder gravacao.mpg -o parte1.mpg -oac copy -ovc copy -ss 00:00:27 -endpos 765

Este procedimento se repete para as outras partes que existirem. Quando tivermos todas as partes separadas em arquivos, podemos juntá-las gerando agora um novo arquivo com todo o programa, sem os intervalos comerciais. Um exemplo de linha de comando para juntar as partes é:

$ mencoder -oac copy -ovc copy -o editado.mpg parte1.mpg parte2.mpg parte3.mpg parte4.mpg

Consulte a página manual do MEncoder para informações detalhadas sobre sua linha de comando. Esta ferramenta é bastante versátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário