segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Adicionando o repositório Fusion no Fedora

O Fedora, em sua instalação, já traz pré-configurado os seus repositórios oficiais de pacotes originais e de atualização. Contudo, é possível adicionar repositórios extras na ferramenta YUM e assim tornar disponível outros softwares para instalação.

O principal repositório extra de software para o Fedora é o RPM Fusion (http://rpmfusion.org/), mantido por voluntários. O RPM Fusion fornece os softwares que o Projeto Fedora ou a Red Hat não tem interesse em fornecê-los. É uma extensão ao repositório oficial do Fedora.

Os softwares são fornecidos em pacotes RPM pré-compilados para todas as versões ativas do Fedora. O RPM Fusion é uma fusão dos repositórios Dribble, Freshrpms, e Livna. Seu objetivo é simplificar a localização dos softwares para um único lugar.

O RPM Fusion divide os softwares em duas categorias: gratuitos e não gratuitos. Os softwares gratuitos são os 100% livres, por exemplo os softwares com licença GPL. Os softwares não gratuitos são os softwares de licença proprietária mas que podem ser distribuídos, por exemplo alguns drivers de placas de vídeo.

Para instalar no Fedora, de uma única vez, com um único comando, as configurações do RPM Fusion no YUM, execute o comando abaixo:

# yum localinstall --nogpgcheck http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário