quarta-feira, 23 de março de 2011

Opção sos no boot do Windows XP

No processo de boot do Windows XP, o programa Ntldr lê o arquivo Boot.ini para carregar o sistema operacional. O Ntldr lê o conteúdo do arquivo Boot.ini e utiliza este conteúdo para montar o menu de opções, no qual pode selecionar o sistema operacional a ser carregado.

Neste arquivo, na seção [operating systems], cada linha indica um sistema instalado. Caso só tenha um, só terá uma linha.

Cada linha desta seção tem o caminho para a pasta do respectivo sistema operacional, seguido do rótulo para o menu e, por fim, as opções para a execução do sistema operacional.

Quando há algum problema na inicialização do Windows XP, podemos tentar descobrir se o problema está relacionado com algum driver de dispositivo. Podemos usar a opção /sos.

A opção /sos exibe na tela os nomes dos drivers dos dispositivos enquanto eles são carregados. Uma boa indicação do motivo do problema poderá ser o último driver carregado antes da inicialização falhar.

Edite o arquivo C:\boot.ini e adicione no final da linha a opção /sos, como no exemplo abaixo:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /sos

Por padrão, a tela Windows Loader apenas reproduz pontos de progresso.

O Windows Vista e superiores não utilizam este método de boot, no lugar do Boot.ini é usado o Boot Configuration Data (BCD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário