sábado, 7 de maio de 2011

Meu conselho para escolha de GPS

Devido aos meus artigos sobre GPS (http://dan-scientia.blogspot.com/search/label/gps) tenho recebido alguns pedidos de conselhos para escolha de um bom aparelho (PDA) de GPS. Desta forma vou escrever o meu gosto para o que considero um bom GPS.

Eu não vou ponderar aqui o serviço de suporte oficial (e pago) das empresas que fabricam os hardwares e os softwares de GPS, eu não uso este serviço. Irei apenas descrever características que, a meu ver, facilitam o uso do GPS, tanto para a navegação em si quanto principalmente na configuração e atualização dos softwares, para quem tem uma Internet à frente.

A base para o software de navegação ser executado no aparelho é o sistema operacional. Neste quesito recomendo fortemente um PDA que possua o Windows CE. A maioria dos softwares navegadores são para este sistema e assim fica possível a troca de um para outro. Geralmente os aparelhos usam uma aplicação que esconde o acesso ao Windows CE, se esta aplicação for flexível é possível escolher facilmente qual software navegador iniciar.

Quanto ao software de navegação, a primeira característica que deve-se levar em conta é o total suporte à língua portuguesa e mapa do Brasil (quem comprou um Magellan nos EUA e veio usá-lo aqui sabe disso). Em seguida, podemos observar a flexibilidade para suporte à mapas de diversas empresas (Navteq, Teleatlas e derivados). Pode ocorrer que em determinada cidade um mapa será melhor que outro e a possibilidade da troca do mapa é um ponto a favor (Obs.: existe software que nele mesmo, no menu, tem a opção para troca).

Ainda em relação ao software de navegação, pode ser interessante algumas flexibilidades além, como adicionar outras vozes, pontos de interesse (POI), radares, veículos em 3D, comparação entre rotas, temas visuais e até jogos.

Sobre o hardware do PDA, é importante um processador veloz, pois os softwares de navegação, quando cheios de recursos incorporados, exigem mais processamento, em conjunto com uma (memória) RAM à altura. As telas existem em diversas dimensões em pixels, quanto maior melhor, é claro, mas eu recomendo as dimensões mais "comuns" pois possuem uma maior compatibilidade com alguns softwares adicionais, por exemplo jogos, assim 320x240 ou 480x272 é a minha preferência.

O espaço de armazenamento é outro ponto a considerar. Dê preferência a aparelhos que suportem cartões adicionais de memória flash (hoje em dia a maioria suporta) e de grande capacidade (4GB, 8GB por exemplo). E ainda se vai ser possível executar softwares a partir do cartão (lembra do aplicativo sobre o Windows?). O acesso ao dispositivo de armazenamento também precisa ser observado. Os melhores, quando conectados no computador pelo cabo USB, aparecem como unidades externas e não dependem exclusivamente de aplicações como Microsoft Sync etc.

O grande problema é que a maioria destas informações não são fornecidas claramente pelos fabricantes e vendedores. Uma ou outra característica a gente só fica sabendo depois que compramos o aparelho. Para amenizar isso é uma boa medida consultar os fóruns sobre GPS, para investigar sobre determinados aparelhos, antes de adquirir. Eis alguns:

http://www.gpspoint.com.br/
http://www.gpsbra.com/bra/
http://www.portalgps.com.br/

Estes fóruns são uma maravilha para quem gosta de "fuçar" no seu aparelho.

Para concluir minha preferência, eu gosto bastante da linha iGO de softwares de navegação, são muito flexíveis, aceitam temas visuais, recursos adicionais, é fácil encontrar mapas pela Internet, POIs, vozes etc. Tem mapas da Teleatlas e da Navteq para ele. Por exemplo, o iGO Amigo tem jogos bem divertidos, além de uma interface limpa e clara. Resumidamente, o iGO existe nas versões 8.3 (iGO 8), 8.4 (iGO Amigo) e 8.5 (iGO Primo).

Um aparelho que já venha com o iGO vai facilitar as futuras atualizações. Se o aparelho trazer outro software, verifique nos fóruns se alguém obteve sucesso na troca pelo iGO. Uma vez no iGO, atualizá-lo vai ser bem fácil.

Quem não pretende atualizar, nem sabe fazer isso ou não quer se preocupar com isso, qualquer marca no mercado vai funcionar bem. Quem quer ir além, vale a pena escolher um aparelho com software flexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário