terça-feira, 24 de maio de 2011

Usando o Wget com proxy

Algumas redes locais possuem acesso à Internet através de um servidor proxy. Quando isto ocorre, todas as aplicações executadas nas máquinas da rede local, que forem acessar algum serviço da Internet, precisam estar configuradas para o uso do servidor proxy.

O Wget, assim como a maioria das aplicações no sistema Linux, utiliza arquivos para o armazenamento das configurações de sua inicialização. O uso destes arquivos evita a digitação de muitas opções durante a linha de comando, deixando as opções permanentes. Para o Wget o arquivo de alcance global, para todos os usuários, é o '/etc/wgetrc' e o arquivo para um usuário exclusivamente é o '~/.wgetrc'.

A sintaxe do arquivo wgetrc é simples. Cada linha deve conter algo como 'variável = valor'. As linhas iniciadas com cerquilha (#) são linhas de comentários e a cerquilha também serve para desativar alguma opção.

Para configurar um proxy no Wget, edite o arquivo wgetrc, adicione ou descomente e altere as linhas a seguir de acordo com os detalhes do servidor proxy de sua rede (para ilustrar, o exemplo contém três modelos de definição de endereço):

https_proxy = http://proxy.yoyodyne.com:8080/
http_proxy = http://10.78.0.254:8080
ftp_proxy = 10.78.0.254:8080
proxy_user = usuário
proxy_passwd = senha

Pense bem antes de definir alguma opção nestes arquivos de configuração, pois estas definições reduzem a funcionalidade do Wget. Qualquer dúvida consulte a página manual do Wget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário