quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Estação Espacial Internacional

Com pouco mais de 417 toneladas, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a Terra numa altitude entre 278 km e 460 km, viajando em uma velocidade média de 27,7 mil quilômetros por hora, completando 15,7 órbitas por dia. Cada órbita leva 91 minutos. O projeto da ISS iniciou em 1994 o primeiro módulo foi lançado em 1998 pela Rússia.

Atualmente a ISS é composta de 15 módulos pressurizados e uma extensa Estrutura de Pilastras Integradas (ITS) que dá suporte a radiadores, painéis solares, compartimentos de carga despressurizados e outros equipamentos. A energia é fornecida por 16 painéis solares montados na ITS em adição a quatro pequenos painéis nos módulos russos. O último módulo, o décimo sexto, está previsto para ser incorporado em 2012.

O volume pressurizado total, com a combinação de todos os módulos, é atualmente 837 metros cúbicos. Estes módulos incluem laboratórios, compartimentos de ancoragem, câmaras impermeáveis ao ar, ligações e quartos de moradia. Com a adição do último módulo o volume passará a aproximadamente 1000 metros cúbicos.

Para dar um ambiente adequado à tripulação, a ISS conta com um Sistema de Suporte à Vida e Controle Ambiental (ECLSS). É um sistema que proporciona e controla a pressão atmosférica, a detecção e supressão de incêndio, os níveis de oxigênio e o suprimento de água. A prioridade do ECLSS é a atmosfera na ISS mas o sistema também coleta, processa e armazena a água utilizada pela tripulação. O sistema é capaz de reciclar a água usada no chuveiro, banheiro e condensação do ar.

A atmosfera a bordo da ISS é similar a da Terra. A pressão normal na estação é a mesma do nível do mar na Terra. Uma atmosfera como a da Terra oferece maior conforto aos tripulantes e é muito mais segura do que uma atmosfera de oxigênio puro, pois esta eleva o risco de incêndios.

No ambiente da estação espacial, a gravidade é a única força significante agindo nos astronautas e objetos. Em alguns momentos há a percepção de resistência da atmosfera, aceleração e correção da órbita, inclinação, rotação etc.

Por causa da alta velocidade de deslocamento, a ISS está em uma constante queda livre sobre o horizonte. Com isto a tripulação tem uma percepção de ausência de peso, da própria sensação de queda livre, dando o efeito de microgravidade.

Os efeitos adversos mais significantes, de um longo período em baixa gravidade, são atrofia muscular e osteopenia. Outros efeitos significantes incluem a redistribuição dos fluidos, lentidão no sistema cardiovascular, baixa produção de glóbulos vermelhos e enfraquecimento do sistema imunológico. Para prevenir alguns destes efeitos fisiológicos adversos, a estação é equipada com esteiras ergométricas, um dispositivo para exercícios resistidos, que fornece vários tipos de exercícios com peso, e uma bicicleta ergométrica. Cada astronauta realiza duas horas de exercícios por dia.

O fuso horário usado a bordo da ISS é o Tempo Universal Coordenado (UTC). As janelas da ISS são cobertas nas horas noturnas para dar a impressão da escuridão da noite, pois a estação passa, por dia, por 16 eventos de nascer do sol e por do sol.

Durante as visitas das missões espaciais, a tripulação da ISS segue o fuso da missão (MET), que é baseado na hora do lançamento do foguete. Como os períodos de sono entre o UTC e o MET geralmente diferem, a tripulação da ISS precisa ajustar seu sono já antes da missão espacial chegar e retornar ao fuso UTC após os visitantes partirem. Em um dia típico na estação, a tripulação dorme das 21:30 até as 06:00 e trabalha 10 horas nos dias úteis e 5 horas aos sábados.

A maioria dos alimentos para os tripulantes da ISS são armazenados de forma congelada, refrigerada ou enlatada. O cardápio é preparado pelos próprios astronautas, com a ajuda de nutricionistas, antes deles voarem para a estação. Como a sensibilidade do sabor fica reduzida pela redistribuição dos fluidos na cabeça, os alimentos apimentados são os preferidos pela maioria da tripulação. Cada tripulante possui um estoque individual de alimento.

Atualmente, a tripulação da ISS é composta de seis astronautas. A cada expedição enviada à estação, parte dos astronautas são substituídos, enquanto a outra parte fica até a próxima expedição. Nas últimas expedições a tripulação foi substituída de três em três astronautas. O período médio de um tripulante na estação são seis meses.

O propósito da Estação Espacial Internacional é ser um laboratório de pesquisa, observatório e fábrica no espaço. Também é planejada para proporcionar transporte, serviço e base para futuras missões à Lua, Marte e asteroides.

É uma parceria internacional de diversas agências espaciais, com as principais sendo a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), a Agência Espacial Federal Russa (RKA), a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), a Agência Espacial Canadense (CSA) e a Agência Espacial Europeia (ESA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário