quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ilustração de Flammarion

Tem uma imagem que acompanha este blog desde seu início, está na coluna da direita, lá embaixo entre as últimas "geringonças" (o Blogger chama de gadgets), denominada "Flammarion woodcut" ou "Flammarion engraving". Esta imagem, de autoria desconhecida, teve sua primeira aparição no livro do astrônomo francês Camille Flammarion, publicado em 1888, intitulado "L'atmosphère: météorologie populaire".



A ilustração encontra-se na segunda parte do livro, que trata da luz e seus fenômenos óticos no ar, no capítulo I: O dia - A forma do céu, página 163. Esta ilustração vem acompanhada de uma legenda onde está escrito:

"Um missionário da Era Medieval disse que ele havia encontrado o ponto aonde o céu e a Terra se tocam..."

(Un missionnaire du moyen àge raconte qu'il avait trouvé le point où le ciel et la Terre se touchent...)

A imagem tem o propósito de ilustrar e esclarecer o que é apresentado no texto deste capítulo, onde condiz com um parágrafo da página 162, na expressão:

"Mas o que é este azul que certamente existe, e cujo o véu nos cobre as estrelas durante o dia?"

(Mais quel est donc ce bleu qui certainement existe, et dont le voile nous cache les étoiles pendant le jour?)

É esta frase que utilizo junto com a imagem aqui no blog, em uma tradução adaptada: "O que é esta abóboda azul, que certamente existe e nos impede de ver as estrelas durante o dia?". Esta imagem retrata brilhantemente a curiosidade humana pela esfera celeste, curiosidade esta desde as primeiras civilizações. É uma obra de arte para a astronomia.

A denominação desta imagem contém o termo "woodcut" ou "engraving" porque é uma estampa, uma pintura gerada por uma entalhadura na madeira, uma xilogravura, parecido com um carimbo. Não existem informações precisas sobre a origem desta imagem, provavelmente ela foi criada pelo próprio Flammarion, como não há outra hipótese a imagem é atribuída à Flammarion.

Para quem tiver curiosidade, o livro "L'atmosphère: météorologie populaire" pode ser lido e baixado no site da Gallica, biblioteca digital da Biblioteca nacional da França, pelo endereço: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m

Nenhum comentário:

Postar um comentário