sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é um blog?

Existem muitos usuários na Internet que utilizam um serviço de blog. Mas, de acordo com sua origem, muitos utilizam com um propósito diferente.

O termo blog é uma abreviação da expressão weblog, que por sua vez é a união das palavras web e log. Em uma breve etimologia, a palavra log é uma expressão inglesa com um dos significados sendo diário de bordo. Na informática é definida como a anotação das atividades ocorridas no computador, ou registros do computador. Desta forma, log é um registro das atividades.

A união com o termo web, referente à rede de documentos em formato HTML, na Internet, fez com que a expressão significasse registro das atividades publicado na web, ou simplesmente diário na rede. O termo weblog foi criado em 1997 por Jorn Barger, ele é considerado o primeiro blogueiro.

Assim, usa-se uma página na web para armazenar os registros, sejam pessoais ou provenientes de serviços computacionais, em ordem. Para facilitar, usa-se um site com uma estrutura que permite a atualização rápida a partir de acréscimos, denominados artigos ou postagens. E são, comumente, organizados de forma cronológica inversa.

Esta estrutura atual de weblog tem servido também com um propósito diferente. Como esta estrutura facilita bastante a manutenção de um site, ela é utilizada não somente para diário de atividade mas para publicar qualquer conteúdo textual. Um exemplo é este meu uso do serviço do Blogger, onde posto artigos de algumas ciências.

Frente de toda esta variedade de uso desta estrutura de weblog, pode soar errôneo descrever que mantém um blog, pois muitas vezes é apenas um site estruturado neste formato.

Outras versões de blogs incluem o fotolog e o videolog, para postagens exclusivas de conteúdo não textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário