sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conhecendo o desempenho de uma câmera digital com o Flickr

O Flickr é um site de hospedagem e compartilhamento de fotografias digitais. É semelhante a uma rede social, onde os usuários podem criar álbuns para organizar, armazenar as fotos e assim publicá-las na Web. O Flickr serve também como um fotolog.

Atualmente, existem mais de cinco bilhões de fotos armazenadas no Flickr, tiradas por fotógrafos domésticos, amadores e até profissionais, de toda parte do mundo. Toda esta base de dados possibilitou ao Flickr um nível de organização e estatística muito interessante, sobre os equipamentos fotográficos geradores das imagens.

Os arquivos de imagem, criados pela maioria das câmeras digitais, possuem incorporados à eles um conjunto de informações técnicas sobre a captura da imagem, na forma de metadados etiquetados. Estas informações seguem o padrão EXIF e são semelhantes as etiquetas ID3 dos arquivos no formato MP3.

Das informações armazenadas sob o padrão EXIF, e isto incluem-se resolução, abertura, tempo de exposição, objetiva, filtros etc. pode-se obter a marca e o modelo da câmera digital. O Flickr, obtendo toda esta informação, criou uma página em seu site para organizar e classificar, pelo equipamento, todo o acervo de fotos. Desta forma torna-se possível encontrar fotos (e vídeos) feitas de uma marca e modelo específico de câmera digital.

No site do Flickr, pelo "Localizador de câmeras" (http://www.flickr.com/cameras) temos uma lista de todas as marcas que possuem fotos armazenadas, além de um gráfico com as câmeras mais populares na comunidade do Flickr. Indo pelas marcas podemos especificar um modelo e então explorar o conteúdo do modelo determinado. As fotos ainda estão agrupadas em algumas situações como retrato, macro, noturna, paisagem e ação.

Se precisar conhecer o desempenho e a qualidade fotográfica de alguma câmera digital, basta localizar suas respectivas fotos para realizar uma avaliação. O Flickr tornou-se então um imenso mostruário das imagens geradas pelas câmeras digitais, de dezenas de marcas e centenas e mais centenas de modelos. É realmente impressionante, vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário