quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A espetacular literatura de Brian Greene

Brian Greene é um físico teórico norte-americano, nascido em Nova York em 1963. Possui graduação em física pela Universidade Harvard e doutorado em teoria das cordas pela Universidade Oxford. Foi professor na Universidade Cornell, entre 1990 e 1996, e desde 1996 é professor na Universidade Columbia, onde é co-diretor do Instituto de Cordas, Cosmologia e Astrofísica de Partículas (ISCAP).

Brian Greene também é autor de espetaculares obras de literatura geral sobre cosmologia. Seus três livros de divulgação científica, direcionados ao público comum, são realmente muito bons. Brian Greene possui um trabalho importante na popularização da física teórica. Além de seus livros, já apareceu em diversos programas de televisão para todo tipo de público.

Seu primeiro livro, intitulado "O Universo Elegante", trata do interior mais profundo da matéria, a teoria das supercordas e a estrutura e o funcionamento do universo. O segundo livro, intitulado "O Tecido do Cosmo", descreve os últimos desenvolvimentos da cosmologia na teoria das supercordas e os componentes básicos do universo e sua relação com o espaço e o tempo. E seu mais recente livro, intitulado "A Realidade Oculta", expõe o desenvolvimento da física do multiverso, com as diferentes teorias sobre os universos paralelos a partir dos fundamentos da relatividade e da mecânica quântica.



O Universo Elegante: Supercordas, dimensões ocultas e a busca da teoria definitiva
Editora Companhia das Letras - 2001 - 480 páginas.



O Tecido do Cosmo: O espaço, o tempo e a textura da realidade
Editora Companhia das Letras - 2005 - 656 páginas.



A Realidade Oculta: Universos paralelos e as leis profundas do cosmo
Editora Companhia das Letras - 2012 - 456 páginas.


Saiba mais sobre Brian Greene em:

http://www.columbia.edu/cu/physics/fac-bios/Greene/faculty.html
http://www.briangreene.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário