quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aplicativos interessantes para celular Android com GPS

Hoje em dia, praticamente todos os aparelhos celulares possuem receptor GPS. Há tempos que o celular deixou de ser apenas um telefone móvel, tornando-se então um smartphone, e adicionando o recurso de GPS sua utilidade ampliou-se ainda mais.

Os aparelhos celulares costumam ter o GPS Assistido (A-GPS). Trata-se de um sistema que, além do sistema comum de GPS, recebe dados das antenas de telefonia celular para ajudar na localização dos satélites de GPS. Isto acelera a inicialização e cálculo das coordenadas da posição atual, conhecido como Tempo para Primeira Posição (TTFF). O A-GPS também auxilia quando o sinal GPS está fraco, em áreas cobertas por edifícios por exemplo.

Nos celulares com sistema Android existem diversos aplicativos para navegação por GPS, disponíveis na Google Play (https://play.google.com/store). Existem aplicativos para navegação veicular, navegação off-road, trilhas, atividades esportivas, localização de pessoas e outros mais. Alguns destes aplicativos interessantes estão descritos neste artigo. Vale a pena ter instalado no Android do seu aparelho celular, estes aplicativos:

GPS Status
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eclipsim.gpsstatus2

Exibe os dados brutos do receptor GPS e demais sensores. Exibe a posição, precisão, velocidade e aceleração. Inclui bússola, nível e é possível marcar a posição e compartilhar.



GPS Essentials
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mictale.gpsessentials

É o canivete suíço da navegação por GPS. Contém diversas ferramentas de GPS incluindo um painel de instrumentos com informações de altitude, declinação, latitude, longitude etc., possui bússola, grava a trilha percorrida, gerencia rotas, exibe o mapa, posição dos satélites, exporta pontos, rotas e trilhas para os formatos KML ou GPX.



Google Maps e Street View in Google Maps
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.maps
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.street

A tradicional ferramenta do Google para mapas urbanos, com a incrível visão no nível da rua, associada a bússola do celular.



Os Meus Percursos
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.maps.mytracks

Mais uma ferramenta do Google. Permite gravar e compartilhar o percurso pela cidade ou estrada, registrando a velocidade, distância e altitude. No final gera um link para visualizar o percurso no Google Maps e exportar para KML etc.



Waze
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.waze

É um aplicativo comunitário de trânsito e navegação. Informa as condições de trânsito em tempo real, geradas pela comunidade, e compartilha sua localização. Apenas dirigindo com o Waze aberto, a pessoa contribui com informações de trânsito em tempo real para outros Wazers próximos, baseando-se na velocidade de deslocamento na via.



Outdoor Navigation
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gpstuner.outdoornavigation

Indicado para aventuras selvagens, este aplicativo é uma ferramenta para ciclismo, caminhada, esqui, passeios de barco e outras atividades. Suporta os mapas do Google Maps e muitos outros mapas online, registra o trajeto, cria fotografias de pontos de interesse, compartilha trilhas e POIs e mais.



runtastic
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.runtastic.android

Aplicativo para acompanhamento de corrida, ciclismo e outras atividades esportivas. Mapeia a atividade e acompanha o progresso da distância, tempo, velocidade, ritmo etc. Exibe gráficos e estatísticas.



Glympse
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.glympse.android.glympse

Este aplicativo compartilha sua localização em tempo real via SMS, e-mail, Facebook ou Twitter, por um tempo que pode ser determinado e ou exibe um mapa com a posição da outra pessoa que está compartilhando a localização. Simples e muito eficiente.



Todos estes aplicativos são gratuitos, fornecendo os recursos básicos e nos satisfazendo tranquilamente, entretanto alguns possuem versões pagas, que obviamente trazem mais funcionalidades. Vale a pena usar estes aplicativos, nos auxiliam muito nas nossas andanças por aí. Um celular com GPS passa a ser uma ferramenta indispensável na vida das pessoas, une comunicação e navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário