quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Breadcrumb no auxílio à navegação web

O breadcrumb, termo em inglês para migalha de pão, é um recurso auxiliar que exibe o caminho percorrido pelo usuário, dentre as páginas visitadas do site, durante a navegação. É um recurso extra para auxiliar o menu principal, atuando de forma secundária, e assim melhorar a localização do usuário dentro do site. No breadcrumb cada termo é um link para a respectiva página da estrutura hierárquica do site.

O breadcrumb é melhor aplicado quando o site possui páginas organizadas hierarquicamente. Onde as páginas formam níveis ou categorias ou ramos na organização do conteúdo, em uma estrutura estática de árvore. Entretanto, é possível ser aplicado dinamicamente para montar todo o caminho percorrido pelo usuário, independentemente se as páginas pertencem a uma mesma hierarquia, mas esta forma exige muito cuidado.

A aparência mais comum de um breadcrumb é na forma textual, com os termos separados por símbolos que se assemelham à setas, por exemplo o símbolo », numa disposição horizontal. É muito semelhante a caminhos de diretórios em gerenciadores de arquivos.

Um exemplo de breadcrumb:

Início » Livros » Nacionais » Astronomia » Manual do Astrônomo Amador

Assim como qualquer interface humano-computador, o breadcrumb necessita de um estudo de usabilidade para melhor atender a navegação do site e principalmente não confundir e atrapalhar o usuário. Além do seu posicionamento na página, deve-se preocupar principalmente com a estrutura dos níveis. O breadcrumb é muito comum em sites de comércio eletrônico, onde os produtos são separados por categorias e subcategorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário