terça-feira, 20 de novembro de 2012

Revista do Linux, em 50 edições

Há 13 anos, em Novembro de 1999, foi lançada a primeira revista da comunidade Linux brasileira. A Revista do Linux foi editada pela Conectiva Informática, empresa que desenvolveu a primeira distribuição do sistema operacional Linux fora dos Estados Unidos e Europa.

A Revista do Linux veio com a proposta de promover o uso do Linux e suprir a falta de literatura de apoio ao Linux em português. Possuía seções específicas para cada público, com artigos técnicos de alto nível, análise de aplicativos, notícias, curiosidades, entrevistas e tutoriais. Como estímulo a experimentação dos produtos, a revista vinha acompanhada de um CD como brinde, por edição, com aplicativos desenvolvidos para Linux ou até distribuições Linux completas.


Capa das edições 1 a 10

A periodicidade foi inicialmente bimestral, a edição número 1 foi lançada em Novembro/Dezembro de 1999, em tiragem de 30 mil exemplares e distribuída em todo território nacional. Entretanto, já na quarta edição, em Abril de 2000, a periodicidade tornou-se mensal, graças ao rápido sucesso obtido entre os leitores.


Capa das edições 11 a 20

Na edição número 20, de Agosto de 2001, a revista ganhou um novo logo de capa, além de mais informação e fácil leitura. Foram realizados estudos e investimentos na área editorial, modernizando o aspecto gráfico da Revista do Linux. A Revista do Linux sempre buscou o aprimoramento do seu conteúdo.


Capa das edições 21 a 30

A Revista do Linux entrevistou personalidades importantes do mundo Linux, incluindo Alan Cox, Eric Raymond, Patrick Volkerding, Linus Torvalds, Marcelo Tosatti (mantenedor do Kernel 2.4), Sandro Nunes Henrique (presidente da Conectiva) e Arnaldo Carvalho de Melo (um dos principais desenvolvedores do Kernel 2.6). No CD do mês trouxe distribuições de peso como Slackware, SUSE, Debian e, obviamente, muitas edições do Conectiva Linux. Os usuários do Conectiva Linux frequentemente eram presenteados com CDs do Conectiva Linux em edições especiais com pacotes atualizados.


Capa das edições 31 a 40

Em Julho de 2002, a edição número 31 trouxe uma triste notícia para os leitores gaúchos. A Revista do Linux deixaria de ser vendida nas bancas do Rio Grande do Sul, devido ao CD encartado como brinde e a legislação tributária do Estado. Esta mesma notícia retornou em Maio de 2003, na edição 41. Foi a vez do Distrito Federal inviabilizar a circulação da Revista do Linux, a revista então deixou de circular nas bancas do DF, também devido ao CD encartado como brinde e a legislação tributária.


Capa das edições 41 a 50

A Revista do Linux encerrou suas atividades em Março de 2004, sendo a edição número 50, de Fevereiro de 2004, a última edição que circulou nas bancas. Os motivos do fim da revista foram a queda da receita vinda das propagandas e também a queda nas vendas nas bancas. Uma pena, pois a Revista do Linux estava contribuindo bastante com informação especializada.

O conteúdo das 44 primeiras edições da Revista do Linux podem ser acessados pelo endereço http://augustocampos.net/revista-do-linux/. As artes gráficas das capas das 19 primeiras edições podem ser vistas neste endereço http://stulzer.net/blog/2008/04/11/as-capas-originais-das-primeiras-edicoes-da-revista-do-linux/.

Eu, usuário avançado e entusiasta de Linux desde 1998, tive uma pequena dica publicada na Revista do Linux, na edição número 19 de Julho de 2001, na página 65. Na época, eu mantinha um site com dicas sobre Linux e uma delas foi aproveitada na edição da revista. Ainda está aqui: http://augustocampos.net/revista-do-linux/019/dicas.html

No mesmo ano de seu fim, em Agosto de 2004, foi lançada a primeira edição da Linux Magazine brasileira, uma revista de origem europeia a qual existe até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário