quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Monitorando as pastas compartilhadas no Windows

Em um sistema Windows é muito simples compartilhar pastas para que outros usuários tenham acesso pela rede, na janela de propriedades de cada pasta existe uma guia para configurar o compartilhamento. Quando se compartilha uma pasta, os usuários de outros computadores podem conectar-se a esta pasta através da rede e podem abrir, salvar e excluir arquivos, como também criar, modificar e excluir subpastas, dependendo do nível de permissão concedido a eles.

Uma informação interessante, para quem compartilha pastas na rede, é saber se no momento existe alguém acessando as pastas. Há diversas formas de saber isso, desde a mais crua usando o comando "netstat" no prompt para exibir estatísticas de protocolo e conexões de rede, como também usando ferramentas gráficas do próprio Windows e ferramentas desenvolvidas por terceiros.

O Windows possibilita na janela do "Gerenciamento do computador" (clicando com botão direito em Meu Computador), indo pelos níveis da árvore de console no caminho Ferramentas do sistema/Pastas compartilhadas, visualizar os compartilhamentos, as sessões e os arquivos abertos. Esta é uma ferramenta nativa do Windows.

Outra ferramenta é o ShareWatch (http://www.stevemiller.net/sharewatch/), desenvolvido por terceiro. O ShareWatch permite ver quem está conectado, quais arquivos estão sendo acessados e ainda fechar o arquivo, desconectar o usuário remoto ou remover o compartilhamento. O ShareWatch é capaz de monitorar compartilhamentos do computador local e de servidores remotos, desde que se tenha a permissão, exibindo os usuários e os computadores que estão conectados em cada compartilhamento. É bem interessante, pode ser executado como uma aplicação na bandeja do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário