terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Wolfram Alpha

Em filmes de ficção científica já vimos muitas cenas onde um personagem faz uma pergunta a um computador super poderoso, que detém todo o conhecimento. Nos filmes mais antigos isto era nada mais que ficção, mas hoje em dia, este tipo de consulta está se tornando realidade.

Desde 2009, existe uma ferramenta computacional desenvolvida pela Wolfram Research, a mesma que desenvolve o Mathematica, chamada Wolfram Alpha. O Wolfram Alpha é um motor de busca, um serviço online, que responde a consultas e é capaz de retornar resultados de cálculos matemáticos e informações a respeito do item pesquisado. O Wolfram Alpha é baseado na plataforma computacional Mathematica, pela sua linguagem simbólica generalizada e seus algoritmos que proporcionam as bases computacionais de qualquer área, e baseado nos algoritmos de "A New Kind of Science" (NKS), um novo ramo que estuda o universo computacional. A base de dados oferecida pelo Wolfram Alpha cobre uma imensa gama de áreas do conhecimento, pra não dizer todas, ou quase.

O Wolfram Alpha funciona em diversas plataformas, mas o acesso mais fácil para o usuário comum é pelo website (http://www.wolframalpha.com/) ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, incluindo smartphones com Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wolfram.android.alpha). Em sua interface web somos recebidos com a frase "Entre com o que você deseja calcular ou saber a respeito:" e um campo para digitar o que quiser, assim, bem simples.


A página de exemplos (http://www.wolframalpha.com/examples/) ilustra bem todo o potencial da ferramenta, é impressionante, vale a pena ver cada exemplo para conhecer a imensa capacidade. Não é uma simples pesquisa na web, são computações dinâmicas baseadas em uma vasta coleção de dados, algoritmos e métodos. Entre com um cálculo matemático, a ferramenta retorna com a resposta, o gráfico, o passo a passo da solução etc. Entre com o nome de um objeto, a ferramenta retorna suas características, suas especificações etc. É uma enciclopédia que não para de crescer. Experimente as seguintes expressões na pesquisa: "where am i?" e "what is the weather here?", preferencialmente a partir de um smartphone, os resultados são bem legais. E seu uso vai além, por exemplo, a Siri, assistente da Apple, utiliza o motor de busca do Wolfram Alpha para responder determinadas requisições dos usuários.


O Wolfram Alpha quer tornar todo o conhecimento sistemático, computável de forma imediata e acessível para todos. Hoje em dia isto é possível, pois os computadores já são poderosos o suficiente e temos a Internet para propagar a informação quase que instantaneamente. O único obstáculo é uma estrutura de algoritmos capazes de computar tudo, mas parece que este entrave já está sendo superado. Haverá um tempo onde reassistiremos Star Trek e vamos achar normal, nada futurista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário